O Segredo da Cabana (2011)

Padrão

Falar que um filme é “o melhor que foi feito nos últimos anos” é algo que eu faço (e faço regularmente rs) muito mais para chamar a atenção do leitor para alguma película que me empolgou do que para eleger de fato um entre tantos filmes produzidos que mereça ser chamado do “o melhor”. Convenhamos, nem é preciso argumentar sobre ser difícil estabelecer critérios para uma escolha desse tipo. Para dizer que um filme é o supra sumo do que foi produzido nos últimos anos (aliás, de quantos anos estamos falando mesmo? rs) seria necessário ver tudo que foi produzido nesses últimos anos, certo? Impossível, meus amigos. Agora esqueçam tudo que eu escrevi até agora: O Segredo da Cabana é o melhor filme de terror que foi produzido nos últimos anos.

Caso você também esteja se perguntando, NÃO, esse filme não tem NADA a ver (felizmente) com o bestseller A Cabana do canadense William P. Young. Acreditem, me perguntaram isso hoje de manhã e, mesmo que a pessoa tenha perguntado com um pouco de ironia, é bom deixar claro que aqui tu não encontra Deus na cabana (nem Jesus nem o Espírito Santo. Pois é, eu li =/). O filme é sobre um grupo de jovens que decide passar um final de semana em uma cabana no meio da floresta. Tem a gostosa, o atleta (Chris Hemsworth), a moça inocente, o nerd bonzinho e o maconheiro doidão. Lá eles evocam uma antiga maldição e cabeças começam a rolar.

Os personagens esteriotipados de O Segredo da Cabana

Se você está esperando ler “PEGADINHA DO MALANDRO!” para em seguida encontrar críticas a esse roteiro sem vergonha descrito no parágrafo anterior, eu lhe digo que tu, assim como eu, também foi enganado pelo que esse filme finge ser no seu início meticulosamente pensado pelo roteirista Joss Whedon (de Os Vingadores) e pelo diretor/roteirista Drew Goddard. Como eu considero impossível prosseguir sem revelar o “segredo da cabana”, me despeço aqui da galerinha que não gosta de **SPOILERS** e passo a escrever para quem não importa-se com revelações do roteiro ou com quem assistiu o filme. Ta pulando do barco agora? Assista o filme e volte aqui para comentar 🙂

Ainda aqui? Então vamos lá. Assim que apresenta todo esse esquema clichê que já serviu de roteiro para milhões de filmes de terror, o diretor começa a instigar a curiosidade do espectador mostrando que a tal cabana é vigiada por pessoas que estão em um lugar desconhecido. Ah, então trata-se de um reality show? Sim e não. A primeira reação é acreditar que sim e acredito que muitas pessoas, mesmo após as explicações que ocorrem no final, sairão do filme acreditando nisso. Quando trata-se de análises sobre filmes, não há certo nem errado mas, como acredito que percebi minimamente o que o diretor/roteiristas quiseram passar com O Segredo da Cabana, vou dedicar algumas linhas para tentar explicar o que eu entedi e o que me agradou tanto nesse filme.

A própria construção dos personagens e do cenário mostra que Whedon e Goddard conhecem o gênero no qual estão se aventurando. O Segredo da Cabana é isso, um filme de terror feito por fãs para fãs. Quando os adolescentes evocam a maldição, zumbis aparecem e começam a atacar a casa. O que o filme nos mostra em seus últimos e excelentes minutos é que apareceram zumbis mas que em seu lugar poderiam ter usado palhaços assassinos, crianças malévolas, lobisomens, cenobitas (sim!), cobras gigantes, mutantes ou qualquer outro tipo de vilão que você e eu já vimos em outros filmes de terror. As pessoas que vigiam a casa, no meu entendimento, não são coordenadores de um reality show, mas sim uma alegoria para todos os diretores de filmes de terror! Percebam como eles, de certa forma, montam todo o cenário, divertindo-se ao tentar imaginar o que resultará da escolha dos elementos que eles colocaram em jogo. Eles usam personagens conhecidos, monstros conhecidos, cenário conhecido e, mudando pequenas variáveis, obtém um show (entenda: filme) diferente. Percebam como eles, retratando uma realidade de mercado, desdenham e procuram concorrer com os shows (entenda: filmes) produzidos pelos japoneses.

E aí, qual monstro usaremos dessa vez?

O que eu já estava começando a entender (e adorar) é explicitado em um diálogo próximo ao fim do filme por ninguém mais, ninguém menos do a atriz Sigourney Weaver, a imortal (e isso não é um exagero!) Tenente Ripley da série Alien, que é fácil um dos maiores expoentes do gênero terror no cinema. Ao responder a inocente e pertinente pergunta “mas por que vocês estão fazendo isso?”, a personagem alega que talvez “eles” sejam contra a juventude. Vamos pensar um pouco nisso. Nos Sexta Feira 13 e A Hora do Pesadelo da vida, bem como na maioria dos títulos de terror, vemos jovens bonitos e fúteis sendo dilacerados por assassinos/monstros impiedosos. Além de diminuir o impacto das mortes (é bem mais “fácil” ver uma loira burra morrendo do que uma criança inocente, por exemplo) o uso do esteriótipo parece esconder uma espécie de sadismo desses diretores, uma “raiva” ou qualquer sentimento que o valha contra a juventude. A resposta da personagem da Sigourney Weaver aponta nessa direção e, mais uma vez, nos mostra que trata de um filme de terror que FALA de outros filmes de terror, a tal metalinguagem que diretores como Wes Craven adoram explorar em seus filmes.

Os tais “anciões” que o filme cita eu interpretei como o próprio público dos filmes de terror que está sempre sedento por mais e mais sangue, visto que, quando este “desejo” não é realizado, todo aquele mundo encontra um fim. Enfim, pode ser isso ou eu posso estar viajando muito. O fato é que esse texto, apesar de longo, foi um dos que eu escrevi com mais facilidade desde que comecei a escrever esse blog porque, assim como eu tive muito prazer assistindo o filme, eu também tive desenvolvendo essas teorias. Mais do que em qualquer resenha que eu já escrevi, dessa vez eu gostaria muito de comentários, opiniões e teorias de quem também assistiu. E se você ainda não assistiu e ainda está lendo isso aqui, vá logo assistir! Eu estou saindo agora para ver denovo 🙂

Pode ser apenas mais uma cabana. Mas também pode ser bem mais do que isso 🙂 Aliás, repararam como a cabana do poster lembra a Configuração dos Lamentos do Hellraiser?

Uma resposta »

  1. Uma grande homenagem aos filmes de terror. Muito bom o filme assim como o texto! Clareou um pouco minha mente e me fez querer correr para ver o filme de novo. Acho que posso dizer que já é um clássico.

  2. Achei interessante o post, mas o filme é horrível. Por mais que haja alguma referência, eu não encontrei nenhuma razão pra assistir até o final. No final, acaba sendo mais um dos filmes extremamente padronizados que, quem gosta de terror/suspense já deve estar cansado de ver. E o enredo, é de matar de ruim.

    • Vale lembrar que eu respeito a opinião de todo mundo que está comentando aqui, mas seria legal, para enriquecer o diálogo, se quem não gostou justificasse o motivo 🙂

  3. Eu achei fantástico. O enredo é bizarro e se não entende a ironia e critica por de tras do filme, realmente fica parecendo um filme jogado, uma junção de informações desconexas, porém, quando se pega, nota-se o quão inteligente e pensado foi cada detalhe.

  4. Nossa… “O melhor que foi feito nos últimos anos”. Cara, você não tem meu respeito, e se eu te conhecesse e você me recomendasse esse filme, eu ia falar: você não entende porra alguma de filmes, aliás, seu gosto é uma merda, vai se foder!
    Nossa, sério, nem sei o que comentar mais, simplesmente vou fechar essa janela e ter certeza de nunca mais entrar aqui.

  5. Filme animal, me prendeu a atenção do inicio ao fim, e alias com un desfecho primoroso que nos faz refletir todos os acontecimentos…quem não curtiu é pq nao tem inteligencia suficiente para pensar e so gosta de filmes “mastigados”.

  6. Com certeza é um dos melhores filmes que assisti nos ultimos anos! Assisti 3 vezes e com certeza assistirei de novo após ler a resenha, que me fez enxergar um ponto de vista totalmente novo. Sou fã do blog, sempre que posso, assisto aos filmes aqui resenhados. Espero que continue sempre com esse trabalho excepcional, pois considero o “Ja viu esse” um farol em meio a tanta porcaria que vemos aí, solta na net. Quanto aos comentários negativos, lamento que pessoas tenham a mente tão pequena, quem sabe se eles assistissem menos novelas (menos rede globo) e se dedicassem mais as produções de qualidade, teriam uma visão diferente. Obrigado Lucian!

  7. Pingback: O melhor filme de terror dos últimos anos | Não veja!

  8. Tenho procurado ver (ou rever) os filmes deste blog antes de fazer comentários, e este foi o caso deste filme. O que me animou a comentar foi que eu terminei de assistí-lo e não consegui deixar de lembrar do filme Cubo.
    Embora o Segredo da Cabana repita alguns clichês, a ideia de que há um controle externo sobre tudo aquilo e ao mesmo tempo parecer um reality-show, um experimento comportamental, a atitude dos dois técnicos no tratamento da situação e tantas outras coisas que podem ser analisadas, que o tornam interessante.
    É o tipo de filme que pede uma continuação porque suscita muitas perguntas: o falcão e o motociclista que se chocam numa grade invisível, sugerindo algum tipo de experiência com seres humanos, daí aquelas salas de controle…e mesmo se eles foram “punidos” com a fuga de todos aqueles seres medonhos; já que a Diretora (S. Weaver) aparece depois para justificar um sacrifício
    ritual.Se tudo isso já não fosse o bastante para torná-lo um episódio desgarrado de Arquivo X, sem que isso seja um demérito para ele, a última cena deixa todas as teorias suspensas e abre-se para uma situação fantástica, eu diria.
    Não acho que já seja um clássico, mas dá para colocá-lo num posição acima dos filmes do gênero.
    Talvez se me distanciar um pouco e rever o filme daqui há algum tempo, enxergue outras qualidades.
    Abraço!

    • “Não acho que já seja um clássico, mas dá para colocá-lo num posição acima dos filmes do gênero.” Isso! Fora que o cuidado com o roteiro para transformá-lo em uma espécie de easter egg compilation para os fãs de filme de terror merece ser aplaudido.

  9. Que filme horrivel cara, eu assisti em dois minutos adiantando o player e mesmo assim me estressei…que nojo de filme…

  10. Pingback: A Morte do Demônio (2013) | Já viu esse?

  11. Pingback: O Homem da Máfia (2012) | Já viu esse?

  12. Pingback: Tucker e Dale Contra o Mal (2010) | Já viu esse?

  13. E eu que estava em outra pagina, de outro filme e cai aqui por aqui… li né ?
    Lucian, meu amigo sabe que te respeito e te considero agora falar que esse filme é o melhor filme produzido nos últimos anos é demais né ? Ele é uma dos melhores de todos os tempos.
    É filme para que gosta de filme, já assisti uma 10 vezes e por conta desse texto vou assistir de novo.
    Da até vontade de assistir outros de terror referenciados nele.
    Agradeço que até hoje ninguém confirmou que terá continuação, para mim seria como fazer o Ben-Hur II – A vingança!

    • Até que enfim alguém que concorda comigo sobre a genialidade desse filme 😆
      Acho que, para quem entende as referências que ele faz ao gênero do terror como um todo, o filme é simplesmente sensacional. Eu assisto com aura de criança, e isso é bom demais.

      • ué e não é um ótimo filme? Pra mim é!
        Meu lema é, prefiro um filme ruim do que nenhum e nesse caso ele abriu vaaaaarias possibilidades, inclusive de filmes bem ruins kkkk

Deixe um comentário